Pesquisar

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Eu acredito em Unicórnio

Pensando nas crianças maiores, decidi postar um livro que acabei de ler, e posso garantir que é muito interessante. 
A história é ambientada na Europa conturbada pela gerra, e aborda o poder que as histórias têm de transformar vidas.
O destaque em minha opinião fica por conta da leveza com a qual o autor tratou um assunto tão complexo, como uma guerra, além do fato de evidenciar a influência que os livros podem exercer na vida das pessoas.  Neste segundo tema, ele abordou o prazer proporcionado pela leitura, o uso de bibliotecas, o encantamento provocado pela contação de histórias, além da importância e preservação de um acervo de livros.

Na quarta capa do livro a sinopse informa que Tomas, um menino de 8 anos, detesta escola, detesta livro, detesta histórias. Prefere brincar livre nos bosques de sua cidade. Em um dia de chuva, porém, ele se vê obrigado a ir à biblioteca, onde não há nada a fazer a não ser ouvir as histórias contadas pela Dama do Unicórnio. Essas histórias começas a seduzi-lo, tornam-se parte dele e mudam o curso de sua vida para sempre. 

É possível não se interessar? Eu adorei!!!

Ah! Não posso deixar de destacar as ilustrações repletas de emoção e encantamento. 

Livro: Eu acredito em Unicórnio
Autor: Michael Morpurgo
Ilustrações; Gary Blythe
Editora: UMF Martins Fontes





sábado, 27 de abril de 2013

A Menina da Fita

Uma menina e uma fita vermelha são as personagens deste livro de imagens. A menina encontra pelo caminho uma fita, e ao presenciar diferentes situações, faz uso desta fita em favor do próximo.

  "Uma fita vermelha, trazida pelo vento, traz com ela a possibilidade de muitos laços. Laços de amizade, solidariedade e afeto. Laços que se constroem com generosidade e respeito."

As ilustrações lembram desenhos infantis, o que torna a obra ainda mais charmosa. Outro detalhe que provoca boas reações fica por conta da fita vermelha que acompanha o livro. Um toque extra para estimular a criatividade dos leitores. 

Eu adoraria encontrar  "A Menina" pois a fita, veio no meu livro.

Livro:  A Menina da Fita
Autora: Ana Gabriela Souza Lemos
Editora: Miguilim


P.S.: Farei uma seleção de livros de imagens e postarei em breve. 
Aguardem!


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chapeuzinho Vermelho do jeito que o Lobo contou

Leitura de imagem é sempre uma ótima pedida para desenvolver a oralidade e criatividade, entre outras  coisas importantes para a criança. Agora, se com tudo isso, for possível abordar novas versões dos contos clássicos, confesso que me agrada ainda mais. A proposta desta obra é mesmo a brincadeira com uma história tão adorada pela meninada. Conhecer a história através do olhar do Lobo Mau é garantia de surpresas e diversão. Será que o Lobo é mesmo mau como dizem por ai??

Maurício Veneza acerta sempre. Além de histórias interessantes e envolventes, cada livro oferece atividades diversificadas, como, dobraduras, adivinhas, sete erros,jogo de sombras e muito mais. 

Fica a dica!!!

Livro de imagens - Coleção Revira o conto
Livro: Chapeuzinho Vermelho do jeito que o Lobo contou
Autor: Maurício Veneza
Editora: Compor


Outras maravilhas...



domingo, 21 de abril de 2013

A Bruxa mais velha do mundo

Hoje o post será mais que especial.

Passei boa parte da vida convivendo com uma super avó, que embora tivesse perdido a visão no parto do segundo filho, levava a vida de maneira tão "normal" que este fato físico a meu ver,era apenas um detalhe. Todas as histórias de infância foram contadas por ela, de maneira perfeita e agradável. Repetia as histórias sempre que pedíamos, sem mudar um só ponto da narrativa. Não era uma pessoa independente de tudo, por não ter na época a oportunidade de frequentar o Instituto São Rafael...Mas, em casa era livre, andava pra todo lado. Conhecia as pessoas pela voz, bastava um bom dia e a resposta era:  -Bom dia, fulano! 

Acredito que por tudo isso,tenha me sentido intimamente tocada com a possibilidade de participar de uma oficina de braille com a autora Elizete Lisboa. Nesta oficina conheci o livro de duas escritas (tinta e braille), "A Bruxa mais velha do mundo". Confesso que não imaginei o tanto de coisa boa que aconteceria depois desta experiência....

Levei para sala de aula e tive o retorno mais positivo do mundo...o interesse dos alunos com o livro me deixou muito feliz...não parei mais.... sempre apresento para meus alunos, e garanto que o resultado nunca é o mesmo, me surpreendo sempre. Confesso que meu material em braille não ficou só neste livro, mas foi por ele que tudo começou.

O texto deste livro é simples e delicioso, podendo ser lido para crianças de todas as idades. Além do mais, é uma boa oportunidade para apresentar as crianças as habilidades desenvolvidas pelas pessoas com deficiência visual (leitura em braille). Imagine uma bruxa muito velha, que já fez pra lá de mil aniversários, cismada com casamento? Pois bem, a bruxa faz serenata e anúncio em busca de um marido. Detalhe, que o noivo precisa gostar de cantar, ser bem velho e feio...


Livro: A Bruxa mais velha do mundo
Autora: Elizete Lisboa
Ilustrações: José Carlos Aragão
Editora: Paulinas


Outros livros da autora que também adorei e indico.











sábado, 20 de abril de 2013

Resultado do sorteio 20/04/2013 - Livro: ABC da criançada

Estou muito feliz com o resultado deste sorteio. A "movimentação" provocada por ele, permitiu que muitas pessoas partilhassem um pouco deste prazer, que é falar sobre literatura infantil. Obrigada a todos pela participação. 

Parabéns, Edmara Monção. Boa leitura!!

                                                             Continuem prestigiando o blog. 


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mix de livros para pequenos leitores

Atendendo ao pedido de uma "visitante", que está em busca de livros para criança pequena, escolhi alguns que acredito atenderem bem. São inúmeras possibilidades, mas pensando em estimular a oralidade e aumento do repertório de palavras, acredito em obras simples e com ilustrações atraentes. 
Leitura de imagem também é um excelente recurso para as crianças menores. É importante estar atento ao material gráfico, para que o livro possa ser manuseado de maneira livre e autônoma. 
Fiz um MIX com alguns que conheço e gosto muito.








Onde está o urso da amizade?

Fácil identificar o autor desta livro, afinal a arte de Romero Britto é mesmo inconfundível.
No livro, o personagem criado pelo artista, convida os pequenos leitores para uma deliciosa busca. A leitura permite diversas experiências sensoriais, além de boas surpresas a cada página ou abrir de abas. O material mais resistente permite o manuseio feito por crianças menores, e o texto simples garante o prazer de ler ou  ouvir a história.
Divirta-se desvendando este mistério.

Na escola, pode ser um bom ponto de partida para trabalhar obras de arte. Um artista brasileiro bem conceituado e dono de uma arte tão alegre e "infantil".

Livro: Onde está o urso da amizade?
Autor: Romero Britto
Editora: Globo











quinta-feira, 18 de abril de 2013

A proposta maluca do Príncipe Sapo

Hoje estou postando algo que para mim foi total novidade. O autor Guilherme Mateus  resolveu modificar a história da Princesa e o Sapo, e  transformá-la em quadrinhos. O texto, ilustrações, material gráfico e a proposta deste novo formato, resultaram em um exemplar moderno, divertido e bastante atraente. Ideal para quem se inicia na experiência da leitura.


A bola de ouro da princesa caiu na lagoa. Desesperada, ela ofereceu um beijo ao sapinho para que ele recuperasse sua bola. Só que alguma coisa não saiu como o combinado....
Divirta-se com esta divertida história em que o Príncipe Sapo provoca uma grande confusão no castelo real.


Eu  me diverti!!

Livro: A proposta maluca do príncipe Sapo
Autor: Guilherme Mateus dos Santos
Editora: Sonar


quinta-feira, 11 de abril de 2013

As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande

Mais uma obra encantadora, que fez parte da lista de títulos adotados pela Prefeitura de Belo Horizonte. AMEI!!
A obra As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande narra as aventuras de um ratinho que recebe o convite de um amigo para conhecer a cidade. O pequeno ratinho abandona o conforto de sua casa   no campo e decide viajar.  O livro descreve as emoções vivenciadas pelo ratinho viajante de maneira sensível e bem divertida.
O livro encanta pelo formato e encadernamento em capa dura, além de uma ilustração muito bem elaborada. Mais um atrativo do livro fica por conta da página na vertical, por provocar uma sensação de perspectiva perfeita entre o ratinho e os espaços vistos por ele.

Livro: As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande
Autor: Simon Prescott
Editora: Publifolhinha


Pato! Coelho!

Uma famosa imagem de ilusão de ótica, foi transformada em assunto para este divertido e inteligente livro. A imagem do pato-coelho ou do coelho-pato, representa um verdadeiro paradoxo visual, afinal, dependendo do ponto de vista que se observe, pode ser visto ora um coelho, ora um pato, ou os dois ao mesmo tempo.
O livro apresenta em forma de diálogo, diferentes pontos de vista em relação a uma mesma imagem.

Pato! Coelho! Pode possibilitar a reflexão sobre o respeito pela opinião do outro, por mais divergente que seja, ou mesmo uma simples diversão.

Livro: Pato!Coelho!
Autora: Amy Krouse Rosenthal
Editora: Cosac Naify





Correndo a todo vapor

O ponto forte deste livro é sem dúvida o projeto gráfico. Perfeito!!! A ideia de páginas que abrem e revelam  alguma "surpresa" é sempre muito interessante. 
..."Não sou rápido feito um carro, lamenta o ..." Na página seguinte, a imagem de um carro se prolonga na dobradura mostrando um besouro.  Cada página, uma nova brincadeira que estimula o pensar.. imaginar...deduzir...

Ah!! Preciso ressaltar que até mesmo as medidas do livro chamam atenção dos leitores. O fato de ser mais fino que o comum também influencia a escolha feita pelas crianças. 

Livro: Correndo a todo vapor
Autor: Svjetlan Junakovic
Editora: Cosac Naify



Charlie e Lola: Opostos

Publicado em  material rígido, o que facilita o manuseio pelo pequeno leitor, além de ilustrações que também lembram o desenho infantil, esta obra é uma boa dica para crianças bem pequenas.
Aprender de maneira divertida, conceitos elementares presentes em nosso cotidiano é a proposta da coleção "Charlie e Lola". Neste volume, como o título indica, são introduzidos no repertório dos pequeno, o conceito de proporção, como grande/pequeno, muito/pouco, proporcionando a eles uma divertida iniciação pela aventura do conhecimento.

A coleção é composta por outros volumes interessantes também...

Sobre as ilustrações, preciso destacar que os desenhos estão sobrepostos em diferentes fundos, ora lisos, ora imagens reais (madeira, papel quadriculado, tecido estampado...), criando um chame extra ao livro. ADOREI!!


Livro: Charlie e Lola Opostos
Autora: Lauren Child
Editora: Ática







domingo, 7 de abril de 2013

Faixa etária....

Não costumo classificar as dicas de leitura por idade, por acreditar que as tais "faixas etárias" sirvam mais para limitar do que para definir realmente o mais adequado. "Cada leitor possui sua história de leitura e suas experiências de vida que o tornam capaz de fluir textos, por vezes, muito além daqueles que imaginamos ser adequados à sua idade cronológica."
 Encontrei em um material de análise, algumas informações que acredito serem interessantes para auxiliar na definição de livros para as crianças. Porém, reforço o que declarei acima sobre faixa etária, não use a idade como "limite rígido".

Pré-leitor -  de 0 a 5 anos

Fase da descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem, estabelecimento de relações entre imagens e palavras. Fase da leitura visual e preferência por livros que propõem vivências radicadas no cotidiano familiar, cenas individualizadas e textos com rimas.

Recomenda-se a participação do adulto na apresentação do texto, contando histórias e auxiliando a criança a descobrir o "objeto-livro", seja de papel , de pano ou de plástico.

Vale lembrar que o livro de imagem pode ser usado em qualquer faixa etária, pois cada leitor atribui sentidos ao texto segundo suas vivências e sua maturidade. 

Leitor iniciante - de 6 a 7 anos

Fase da aprendizagem da leitura.
O leitor reconhece a formação de sílabas simples e complexas. Inicia o processo de socialização e de racionalização da realidade e tem preferência por histórias bem-humoradas, aventuras no ambiente próximo, histórias de animais, fantasias e problemas infantis.


Leitor em processo - de 08 a 9 anos 

Fase em que o leitor já domina o mecanismo da leitura, acentuando-se o interesse pelo conhecimento das coisas. Inicia a consolidação do processo de alfabetização e sente atração pelos desafios e pelos questionamentos de toda a natureza.Preferência pelos contos fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor e animismos.




 
                                                                                             
 
 

 






Uma Janela entre Dois Amigos

Para quem busca tema atual, esta é uma boa pedida. Computador, sites de relacionamentos, e-mails, jogos... coisinhas que fazem parte da vida de toda criança, jovem, adulto... mais adultos ainda..rs
Gustavo Gaivota arrasou abordando o "conflito" vivido por uma criança dividida entre os atrativos das tenologias digitais e os prazeres da amizade com seu cão. Cada um procura seu espaço nesse
novo mundo que se apresenta. O encanto está no percurso de ambos até a grande descoberta.

O trabalho gráfico é lindo, páginas amplas que permitem uma viagem nas ilustrações, diversidade de cores que destacam os conflitos da criança,até mesmo a letra escolhida para o texto não deixa de ser mais moderna e atraente.

Me surpreendi e indico.


Livro: Uma Janela entre Dois Amigos
Autor: Gustavo Gaivota
Ilustrações: Eduardo Santos
Editora :Miguilim







sexta-feira, 5 de abril de 2013

Livros no quarto

Vasculhando pela net, em busca de modelos para estante de livros me deparei com tanta coisa que nem sei qual escolher. Para esclarecer, preciso informar que no ano passado, montei no quarto de brinquedos da casa da minha mãe (é avó né?!) , uma estante de livros. Na verdade usei aqueles nichos quadradinhos que tem pra todo lado. Porém, com o tempo e o volume significativo de livros desta pequena "biblioteca" comecei a pensar em novas possibilidades. Hoje, em meio a esta pesquisa, percebi que poderia ser uma nova dica para compartilhar aqui no blog.
Então, vamos lá!

Biblioteca no quarto

Antes de pensarmos em qual prateleira, nicho ou estante escolher, é interessante refletir sobre como esta "biblioteca" poderá influenciar sua criança. Estimular o contato, cuidado, manuseio e gosto pelos livros não é nenhum bicho de sete cabeças, ao contrário, é algo simples, bem divertido e gratificante.
A leitura para a criança pode e deve começar o quanto antes. Pesquisas mostram que quem começa a ler cedo tem mais chances de se tornar um leitor assíduo. É importante ressaltar que mesmo para a criança não leitora que tem contato com narrativas terão melhor desempenho no futuro. Uma dica importante para estes momentos de leitura é escolher um livro atraente e caprichar na entonação.
O espaço para leitura não precisa ser fixo, mas se for reservado um local para manter os livros expostos de maneira atraente, já será um ponto positivo.
 Pensando neste local para os livros é que separei algumas dicas.

* Frequentar este espaço como incentivador e leitor - a criança receberá melhor este estímulo se perceber que o adulto também valoriza e sente prazer com a leitura.

* Ler para a criança - momentos agradáveis que envolvem a leitura serão estímulos extras, além de permitir à criança uma associação positiva entre leitura e prazer.

* Escolha do acervo - buscar livros adequados a faixa etária é importante, o que não significa limitar a criança apenas a um nível de leitura. Apresentar diferentes livros é um estimulo a novas descobertas. Comprar, trocar ou incentivar empréstimos possibilitará um acervo diversificado e de baixo custo.

* Disposição do acervo- manter o acervo ao alcance da criança para que a escolha seja feita de maneira autônoma. A posição mais adequada a meu ver seria com a capa virada para  frente, de maneira que possa ser vista. A escolha do livro em grande parte acontece pela capa.

Para auxiliar na definição desta possível biblioteca de quarto, separei algumas imagens que gostei muito...









Imagens retiradas dos sites:

http://www.maternidadecolorida.com.br/2013/03/livros-no-quarto-onde-achar-espaco.html

http://pinterest.com/papreusse/bibliotecas-pras-criancas/












Poesia

Bem-te-vi, Girassóis e Fora da gaiola foram lançados a mais de dez anos e se tornaram um sucesso - pelo texto, pelo projeto gráfico e formato inovadores, e pela qualidade das ilustrações. Eles tratam dos mais diversos temas - desde os mais simples até os mais malucos - sempre com graça e beleza, convidando o pequeno leitor a brincar com a poeisa.

Buscando por poesia para trabalhar com meus alunos, me deparei com alguns textos complexos e de ilustrações pouco atraentes. Sei da importância de permitir aos pequenos leitores uma diversidade de materiais para que aos poucos possam demonstrar suas preferências, mas ressalto que o simples as vezes pode provocar um encantamento ainda maior.

Ah! Em relação ao tamanho destes livros, ressalto que embora pequenos, as ilustrações e texto ocupam o espaço da página de forma a provocar uma sensação de algo maior do que realmente é. A meu ver, foi uma boa sacada...
A página da formiga é um show!!rs

Livros: Fora da gaiola
             Girassóis 
             Bem-te-vi

Autor: Lalau
Ilustrações:Laurabeatriz
* medida dos livros: 16 x16 cm




quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sorteio no blog Ler para escolher

Recebi de uma parceira que apoia muito o blog, um exemplar do livro ABC DA CRIANÇADA da autora Soraia Vasconcelos - Editora Miguilim.

Pensando em uma maneira de agradecer a participação de vocês no blog, farei o sorteio deste exemplar.

Conto com o apoio de vocês para o sucesso desta promoção.





quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ler para aprender... ler por ler



Recebi  um excelente material de estudo e decidi compartilhar algumas informações relevantes. Por tanto, entre as dicas de leituras, pretendo partilhar informações, textos, artigos ou demais materiais enriquecedores.


"A escola tem a tarefa institucional de garantir que os estudantes se tornem usuários efetivamente hábeis do sistema de representação escrita, pois saber ler e escrever é condição indispensável ao exercício pleno da cidadania. E, juntamente com ensinar a ler para aprender, é preciso também ensinar a ler por ler. Ou seja, além de ter estratégias de ensino para desenvolver a fluência nos usos da escrita associados às demandas sociais, a escola deve favorecer também a qualidade do vínculo dos alunos com a literatura e a capacidade de dialogar com os textos lidos por satisfação pessoal, por necessidades individuais.   
É importante que os alunos aprendam a ter a leitura também como instrumento de prazer, como ferramenta lúdica que nos permite explorar outros mundos reais ou imaginários, que nos aproxima de outras pessoas e de outras ideias, Por isso, em todos os níveis de escolaridade deve haver tempo e espaço programados para a leitura gratuita, para ler para si mesmo, sem outra finalidade senão a de sentir como pode ser bom entregar-se à leitura. 

Fomentar esse prazer individual não é uma prática independente de ensinar a ler."







Cocô de passarinho

Compartilhar mais uma experiência interessante e que pelo visto dará maiores frutos.
O livro "Cocô de passarinho" da autora Eva Furnari, abriu possibilidades de trabalho com a turma de 5 anos que nem havia passado pela minha cabeça inicialmente. Apresentando a história para eles, me surpreendi com o interesse e a compreensão imediata de parte da turma sobre a "dispersão de sementes".

Cocô de passarinho conta a história de dois problemas e uma solução, vividos pelos habitantes de uma cidadezinha. Nos encontros diários destes moradores, o assunto era sempre o mesmo, ou melhor., quase não tinham o que conversar, e nestes encontros sempre saiam com a cabeça suja de cocô de passarinhos. Um dia, após a visita de um vendedor de plantas e semente, a situação acaba mudando...

Fica então a dica.... serve tanto para uma leitura prazerosa, ou mesmo a introdução de um tema de estudos.

Livro: Cocô de passarinho
Autora: Eva Furnari
Editora: Companhia das Letrinhas






terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil - Sábado na livraria

Nada mais indicado para homenagear este dia, do que um bom livro de literatura infantil.
 "Sábado na livraria" pode ser considerado como um convite aos leitores a uma prática muito prazerosa: visitar a loja sem pressa, mergulhar no prazer da leitura, mesmo sem adquirir o livro apreciado (o que para mim tem sido muito difícil..rs).
Segundo Bernardo Ajzenberg "Livraria é como parque de diversões: encanta e gera encontros. Ou como cinema: incrível variedade de temas, magia das surpresas.(...)

A personagem deste livro tem o hábito de frequentar uma livraria para se divertir com os quadrinhos disponíveis. Assim com ela, um outro frequentador assíduo, se envolve na leitura de um enorme livro de gerra. A menina observa com atenção as visitas deste senhor, e relata suas impressões em relação a ele e ao livro escolhido. A inocência e perspicácia da menina são encantos a parte.
A ilustração  a óleo é um verdadeiro encanto. Em meio as prateleiras, cenas do livro lido pelo senhor são retratados abrilhantando a obra.

Curti muito esta obra e indico para todas as idades, afinal, estimular visita as livrarias pode ser uma ótima opção para as famílias, já que atualmente existem espaços bem atrativos por ai....

Livro: Sábado na livraria
Autor: Sylvie Neeman
Ilustrações: Oliver Tallec
Editora: Cosacnaify






segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pingo d´água

Ai está um tema sempre presente nas escolas... a água.
Adoro usar a literatura como introdução para todo e qualquer assunto a ser estudado com as crianças. Acredito que, a cada experiência bem sucedida , aproximo ainda mais as crianças da literatura .  E posso afirmar que tem dado muito certo.
Voltando ao tema, água, quero partilhar o livro "Pingo d´água". A autora apresenta de maneira simples e por que não dizer "poética', o ciclo da água. O interessante é que durante a leitura é possível esquecer que um conteúdo (ciências) está sendo apresentado, de tão gostoso que é o texto.


A ilustração fica por conta do artista plástico Nelson Tunes, que ilustrou este trabalho com a técnica de vinil pintado à mão. Lindo!!

Livro: Pingo d´água
Autora: Eliana Sant´Anna
Ilustração: Nelson Tunes
* Ambos de Belo Horizonte.. adoro!!
Editora: Miguilim