Joões e Marias é uma boa opção de leitura. A ideia desta obra é permitir que o leitor determine o rumo da história. A medida que a história avança, o autor oferece opções para que o leitor defina os próximos passos dos personagens.
Deixo esta obra como sugestão, tanto para os leitores iniciantes como fluentes. Em sala, fiz a leitura para meus alunos em diferentes momentos, permitindo que a cada nova leitura, novos caminhos fossem escolhidos... muito divertido!!
Título: Joões e Marias
Autores: José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Ilustrações: Laurent Cardon
Editora: Alfaguara
Pesquisar
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Diário de uma minhoca
Adooooorei!! Acabo de ler "Diário de uma minhoca". Confesso que conhecer o dia-a-dia de uma pequena minhoca foi um tanto interessante.
O texto apresentado nesta obra é dinâmico e divertido. Os detalhes da narrativa prendem o leitor e provocam boas risadas. A ilustração é uma diversão extra, afinal, as "fotos" desta pequena minhoca ilustram exatamente as aventuras relatadas por ela.
Seguindo a mesma ideia, é possível conhecer também, Diário de uma mosca e Diário de uma aranha.
Fica a dica e o desejo de uma "boa leitura".
Livro: Diário de uma minhoca
Autor: Doreen Cronin
Editora: Companhia das Letrinhas
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Sem Título
Depois de longas férias, retomo os posts com o relato de uma roda de história de sucesso. Gostei muito do livro e decidi apresentá-lo a minha turma. Confesso que as reações foram tão inusitadas, que logo decidi gravar a roda. Ah! Professora baba mesmo...rs
Bem! Vamos ao livro...
Em "Sem Título, o leitor inicia uma viagem por uma história ainda inacabada. Os diálogos entre leitor e personagens, são atraentes e divertidos . O conceito de inacabado é logo percebido através das ilustrações. Alguns detalhes passam a ideia de papel rascunho. Um outro toque interessante fica por conta da presença do autor na narrativa.
Então, que tal uma história descontraída e inteligente sobre os bastidores do nosso tão amado livro?
Fica a dica!
Livro: Sem Título
Autor: Hervé Tullet
Editora: Companhia das Letrinhas
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Orie
Hoje escolhi uma verdadeira obra de arte.
Orie é uma menina que viaja pelo rio com seus pais barqueiros. A personagem olha o movimento das águas, os cheiros e cores, os peixes... A cada novo dia, Orie vai descobrindo o mundo a sua volta.
Indico sem medo, levando em conta o encantamento dos meus alunos, durante a última roda de histórias.
Livro: Orie
Autora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Pequena Zahar
domingo, 13 de abril de 2014
Vozes no parque
Uma experiência fantástica.
"Um mesmo passeio no parque contado por quatro vozes diferentes, oferecendo ao leitor perspectivas muito diversas e dando a uma história simples uma profundidade fascinante."
A harmonia entre texto e imagem possibilita ao leitor, revelações inéditas a cada nova leitura.
Deixo como complemento desta sugestão, o link da editora para que saboreiem um pouco desta maravilha.
http://www.zahar.com.br/livro/vozes-no-parque
Livro: Vozes no parque
Autor: Anthony Browne
Tradução: Clarice Duque Estrada
Editora: Pequena Zahar
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Barrigão no chão - Coleção Hora do Bebê
A dica de hoje será para quem convive com bebês. A sugestão é um livro bem especial e atraente.
Sabe aquela fase da vida do bebê, na qual ele precisa ficar de bruços? Pois bem, que tal associar este momento à leitura? Fácil, basta abrir o livro, amarrar a fita presa na capa e deixar que o formato "carrossel" seja explorado pelo bebê. Para completar este momento especial, faça a leitura e divirta-se com as reações provocadas pelas imagens e texto.
" Se, por um lado, a relação com os brinquedos se dá com o próprio desenvolvimento das crianças, assim pode ser com o livro também: mais tarde, a criança vai se interessar pelas ilustrações, pela sequência das imagens, não vai mais rasgar as páginas, nem morder os cantos dos livros. O livro passa a ser um objeto por ela querido e a leitura vai entrando lenta e naturalmente em sua vida, permitindo-lhe, cada vez mais, participar, opinar".
Cores, texturas, brilhos e animais, encantam os bebês... vale a pena!
quinta-feira, 3 de abril de 2014
PEDRO CARTEIRO
(Ainda não há foto de boa qualidade disponível na internet.)
Este foi um dos livros que mais me agradou.. simplesmente lindo, interessante e inteligente.
Pedro Coelho virou carteiro por um dia. Nesta jornada, muitas correspondências são entregues por ele. Muito por acaso, ele acaba por descobrir um plano maligno armado contra a Pati Pataxoca. Salvar a pata, será um trabalho e tanto para este esperto coelhinho.
O encanto certamente fica por conta do envelopes com cartas, bilhetes, recortes de jornais, e até mesmo dinheiro.
Hoje, li para uma turma de 5 anos, e assim que acabei a leitura, os alunos pediram para ler novamente... Estavam todos de olhos atentos. Posso afirmar que gostaram mesmo.
Gostei tanto do efeito que o livro causou, tanto em mim quanto neles, que não sei como falar sobre ele...rs
Por isso optei em postar o link da editora, para que possam ter uma prévia...
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41053
Boa leitura!!
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Minha boca está pelada! Com um texto repleto de rimas e humor, a autora consegue tratar os conflitos e particularidades desta fase tão especial, de maneira simples e divertida. Ficar com uma janelinha quando criança, é tão normal quanto sorrir quando se está feliz. O importante é que presentes ou temporariamente ausentes, não se pode deixar de sorrir.
Tenho que postar sobre este livro, por duas razões. Primeiro por que adorei!! E a segunda razão é por ser bem adequado para a turma de 5 anos com a qual trabalho.
Compartilhando experiência:
O livro chegou em boa hora. Participei de uma conversa entre meus alunos, e não pude deixar de sorrir (no meu caso sem janela, pois já passei da idade...rs).
- Professora, meu dente caiu e já vai nascer outro.
- Que legal! Vai nascer um bem grandão e forte, pode esperar... - falei antes de ser interrompida.
- Professora ! - balançando o dente com o dedo - o meu vai cair sábado.
- O meu cai amanhã ! - disse outro aluno,balançando o dente ainda firme.
Adorei!! Amo muito tudo isso!!
Livro: Minha boda está pelada!
Autora: Goimar Dantas
Ilustrações: Mariana Erthal
Editora: Escrita Fina
sábado, 22 de fevereiro de 2014
O livro, Pequena grande Tina, despertou meu interesse logo pela capa. Confesso ter uma quedinha por personagens sardentas, como eu. Mas, indico a leitura, não apenas pela personagem, só pensei em fazer uma observação mais pessoal...rs
As crianças estão sempre desejando crescer. Seja lá por qual razão, sempre querem ser grandes. A Tina, não sendo diferente das demais crianças, sonha alcançar coisas que antes de completar quatro anos ainda não é capaz. Compartilhando com os leitores, suas expectativas e percepções, ela os desafia descobrir sua altura. Não parando por ai, a autora presenteia o leitores com uma ...... na última página.
Segredo: Na última página você encontrará uma fita com a imagem da Tina, para que faça a medição e comparação de sua altura. A fita é linda! Além do mais, é possível fixá-la na porta ou parede para acompanhar o crescimento da criança. Está pode ser uma opção divertida.
Livro: Pequena grande Tina
Autora: Patrícia Auerbach
Ilustrações: Ronaldo Fraga
Editora: Companhia das Letrinhas
Editora: Companhia das Letrinhas
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Loooooongas férias!!! Confesso que me dediquei um pouco a literatura adulta, não sendo possível manter os posts. Mas, agora estou de volta. Para começar,escolhi postar uma coleção que fez sucesso com as crianças de 04 anos.
No livro Cadê?,Guto Lins, reproduz uma das mais tradicionais brincadeiras infantis, a parlenda, transformando a leitura em pura diversão. Além do texto, simples e atraente, as ilustrações surpreendem e despertam a imaginação dos pequenos leitores. A coleção Prequeté, conta também com Cara de um, focinho do outro e Eram 3, ambos divertidíssimos.
Livro: Cadê?
Autor: Guto Lins
Editora: Editora Globo
Assinar:
Postagens (Atom)