Pesquisar

sábado, 6 de maio de 2017

Cartilha "A criança e os livros"

Olá!

Tive acesso a uma cartilha produzida pela Fundação Municipal de Cultura. Gostei tanto que decidi digitar e enviar na agenda de meus alunos ,um trecho desta cartilha, toda sexta-feira. Aproveito para compartilhar com vocês, pois aborda boa parte do que acredito, em relação ao estímulo a leitura.

                                                                                                            Espero que gostem.

1- Converse com as crianças

Converse com as crianças, ainda que elas sejam muito pequenininhas. Fale com elas sobre o mundo à sua volta, as coisas do dia a dia, os sentimentos. Escute-as também, com paciência e interesse. Isso fortalece o vínculo afetivo entre vocês e favorece a apropriação da linguagem verbal, mesmo que elas não compreendam o assunto.

2-  A língua  é divertida

Além de servir para comunicar, estudar e informar, a língua também pode ser divertida. As piadas, os casos, os trocadilhos, as rimas, os ditados populares, as cantigas de ninar e os trava-língua. Sinta-se à vontade para brincar com ela.

3- Ofereça tempo às crianças

As crianças precisam de tempo para brincar, para não fazer nada, para estar juntas dos pais, tios, avós e irmãos, cuidadores, etc. Elas precisam da atenção dos adultos, sem distrações como telefones ou televisores, por exemplo.

4- Diversifique brincadeiras

Além dos brinquedos e brincadeiras tradicionais (boneca, carrinhos, jogos, etc.) e dos eletrônicos, ofereça a elas canetas, lápis coloridos e papeis para desenhar, colorir e, nas possibilidades de cada uma, escrever.

5- Leia para as crianças, leia com as crianças

Leia para as crianças e deixe que elas leiam para você. Converse sobre as histórias e sobre os personagens. Ouça com atenção as interrupções durante a leitura, o que elas têm a dizer, suas impressões sobre o livro e os assuntos que possam surgir nesse momento. E, sempre que elas pedirem, releia, pois as crianças gostam de ouvir a mesma história muitas vezes.  *

6- Converse, cante e leia para os bebês

Desde a barriga, os bebês reconhecem a voz dos pais. As vezes, os sons, as cantigas são um carinho para a criança. Converse, cante, conte histórias e leia para os bebês. Deixe que eles segurem, e à sua maneira, manuseiem os livros. Chame a atenção para as ilustrações, as cores, as formas do  livro.

7- Antes de dormir, os livros

Uma história antes de dormir ajuda as crianças a enfrentarem melhor a noite escura e a distância dos adultos. Esse momento pode se tornar um importante tempo de convivência entre pais e filhos. Vale a pena vencer o cansaço do dia de trabalho e oferecer esse carinho às crianças.


8- Veja as imagens

Chame a atenção das crianças para as imagens que estão nos livros. Elas fazem parte da história que está sendo contada e, muitas vezes, contam sozinhas uma outra história. As ilustrações fascinam as crianças e são tão importantes quanto o texto.

9-  A literatura é um presente

A leitura de uma história, de um poema ou de um livro de imagens permite que a gente conheça e experimente outros tempo e lugares, os sentimentos e o pensamento de outras pessoas. Os escritores e os ilustradores criam poemas e histórias que nos ajudam a saber melhor quem somos, a entender o mundo em que vivemos e a vislumbrar novas possibilidades para nossas vidas.

10- Livro ao alcance das mãos e do desejo

Os livros podem ser lidos a qualquer hora. Estimule o contato das crianças com os livros, deixando-os ao seu alcance. Forme uma biblioteca familiar com os livros que vocês ganham ou compram. Tenha sempre um livro à mão e faça dele uma companhia no ônibus ou na espera por uma consulta médica, por exemplo.

11- Leituras partilhadas

Converse sobre suas leituras, dividindo impressões. Recomende os livros de que você gostou. E respeite as opiniões dos outros.

12- Visite as bibliotecas públicas e comunitárias

Conheça e frequente as bibliotecas públicas e comunitárias da cidade. Além do apoio à pesquisa e do empréstimo de livros e gibis, elas oferecem atividades literárias e possibilitam o encontro com outras pessoas que também gostam de ler. Os bibliotecários e mediadores de leitura esperam por você e pelas crianças, com sugestões de livros e atividades para toda família.

13-  A biblioteca escolar para ler e para estudar

Sugira às crianças que visitem a biblioteca da escola. Que utilizem o espaço para ler e estudar e que peçam a ajuda do bibliotecário para fazer as pesquisas escolares e escolher livros para levar emprestados.

14- Os livros

Os livros, especialmente os das bibliotecas, que são usados por muitas pessoas, devem ser manuseados com cuidado, para que não estraguem. Mas o cuidado não pode se tornar um obstáculo para que as crianças tenham os livros nas mãos. Os adultos devem ensiná-las a passar as páginas, a não comer e beber enquanto leem, a guardá-los em lugar seco, Mas, como é um objeto, com o tempo, o livro se desgasta mesmo. E pequenos acidentes acontecem. 

15- Coloque a escrita e a leitura na rotina das crianças

Incentive as crianças a escrever bilhetes, mensagens e e-mails, listas de tarefas e de compras. Chame a atenção delas para placas, cartazes, outdoors, rótulos de produtos e folhetos de publicidade: estimule-as a buscar informações em jornais e revistas. Convide-as para participar de atividades que envolvam textos escritos, a leitura de uma receita ou das regras de um jogo são bons exemplos. E, principalmente, convide-as para ler histórias. 

16- Para cada leitor um livro

Deixe que as crianças escolham os livros que querem ler ou que desejam que outros leiam para elas. Não se preocupe com a aprendizagem ou com os temas polêmicos. A literatura é um espaço de fantasia, do desejo, da  imaginação e da liberdade.


17- Livros para aprender

Os livros ampliam a visão de mundo das crianças e também suas habilidades linguísticas. Ao ler, elas aprendem sobre o universo, as pessoas, a natureza, os sentimentos e sobre a língua e suas possibilidades de dizer as coisas.

18- O mundo é imenso

As atividades culturais são muito importantes para sua formação e proporcionam bons momentos em família. Visite bibliotecas, museus, centros culturais e livrarias, vá a exposições, assista a filmes, ouça música, passeie por parques, circule pela cidade com as crianças. 

                                                           *******************

* O texto foi reproduzido na íntegra, por isso, tomei a liberdade de abrir um parênteses no tópico 5. Na prática, a interrupção pode causar uma desorganização temporal (sequencia) ou desconcentrar o ouvinte. Propor que a leitura prossiga e ao final seja retomada para sanar dúvidas ou demais questionamentos não oferece prejuízo a criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário